Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Utricularia hydrocarpa Vahl LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Utricularia hydrocarpacaracteriza-se por ervas aquáticas, perenes, hermafroditas, e apresentamsíndrome de polinização entomófila. Não é endêmica do Brasil. Ocorre nos biomasCerrado, Mata Atlântica e Pantanal, em lagoas e corpos d?água, até 700 m dealtitude. Amplamente distribuída. Apresenta EOO de 841.347,5 km². Protegida por unidade de conservação (SNUC). Nãoameaçada no âmbito nacional.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Utricularia hydrocarpa Vahl;

Família: Lentibulariaceae

Sinônimos:

  • > Utricularia salzmannii ;
  • > Utricularia verticillata ;
  • > Utricularia coccinea ;
  • > Utricularia fockeana ;
  • > Utricularia vaga ;
  • > Utricularia amazonasana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre na América Central e do Sul, no Brasil é encontrada no Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina (Taylor, 1989, Miranda; Rivadavia, 2010).

Ecologia

​Erva perene, que habita preferencialmente lagoas em baixa altitude. Fértil durante o ano todo e polinizado por insetos.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Na Restinga de Cabo Frio, que se estende do sul do canal de Itajuru, em Cabo Frio, até a praia do Pontal, em Arraial do Cabo, estão diversas lagoas que sustentam a vegetação, pelo aporte de água no nível freático. A principal ameaça a estas lagoas é a perda de área devido à drenagem e aos aterros dos loteamentos, bem como o lançamento de lixo (Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira). Nos últimos 40 anos o crescimento urbano vem reduzindo e fragmentando a cobertura vegetal natural do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio (Dantas et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- MIRANDA, V. F. O.; RIVADAVIA, F. Lentibulariaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <(http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB008566)>.

- TAYLOR, P. G. The genus Utricularia - a taxonomic monograph. Kew Bulletin Additional Series, v. XIV, p. 724, 1989.

- DANTAS, H. G. R.; LIMA, H. C. D.; BOHRER, C. B. D. A. Mapeamento da Vegetação e da Paisagem do Município de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Brasil. Rodriguésia, v. 60, n. 1, p. 25-38, 2009.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Utricularia hydrocarpa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Utricularia hydrocarpa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/08/2012 - 16:40:28